sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Semi-Finais e a Grande Final do Programa Bancos em Ação no Distrito Federal

Nos dias 23 e 24 de Setembro deste ano, cerca de 220 alunos se reuniram no auditório do Centro de Ensino Médio Setor Leste para a Semi-Final do "Torneio Bancos em Ação" no Distrito Federal.

 Alunos recebem instruções sobre a Semi-final do Torneio Regional

Um colaborador  da Junior Achievement Brasil, Guilherme Borba, veio de Porto Alegre-RS para administrar um software que analisou as decisões bancárias tomadas pelas equipes da escola.

 Guilherme Borba (Colaborador da Junior Achievement Brasil)

O nervosismo imperou durante toda a semifinal, pois, os participantes estavam concorrendo a 10 vagas na final regional, o que possibilitaria a uma vaga no torneio nacional em São Paulo-SP.

 Alunas tomam decisões bancárias durante a semi-final do Torneio Bancos em Ação

Dos 220 participantes da semifinal, 10 equipes, cerca de 30 alunos, foram selecionadas para a final regional no dia 25 de setembro que aconteceu no Brasília Imperial Hotel, no setor hoteleiro sul.

 Equipes prontas para o começo da final do Torneio Bancos em Ação

O evento começou pontualmente às nove horas da manhã. As portas da sala do torneio foram fechadas assim que o Gestor da Junior Achievement Brasil, Guilherme, iniciou o torneio. Dois participantes desrespeitaram o horário de início do torneio e não conseguiram participar da final.

 A equipe 10 não conseguiu chegar antes das portas serem fechadas

Se a semifinal foi tomada pelo nervosismo, a final foi mais ainda. As expressões de nervosismo dos participantes eram nítidas. Todos com canetas na mão, calculadoras e relatórios bancários analisando minuciosamente todas as tomadas de decisão reportadas pelo software bancário.

 A equipe 1 tomando decisões bancárias durante a final

A diretora da escola, Ana Lúcia Moura, também compareceu ao evento final assim como Ronaldo Choze e Leandro Bantim, dois dos voluntários que aplicaram o programa para os alunos do Setor Leste. Estavam presentes também a Diretora Executiva Olívia Rauter, o Gestor de Projetos Caio Abreu e o web designer Kleyvisson Jácome, todos da Junior Achievement DF.

 A diretora do Setor Leste Ana Lúcia, uma convidada, a Diretora Executiva Olívia Rauter e o Gestor de Projetos Caio Abreu

A maioria das equipes era formada por trios, havia apenas duas duplas. Uma delas foi a vencedora. Os alunos que venceram o torneio são Andressa Alves Ferreira e Jessé Rafael Neri Santos, que falou: ”quero aproveitar esta oportunidade e ver onde podemos chegar, pois iremos nos preparar bem”.  Andressa explica que “no início não esperava poder conseguir chegar à final, mas com o tempo fomos aprendendo as estratégias. E agora pretendemos estudar muito para poder bem representar  o DF.”

A dupla vencedora do Torneio Bancos em Ação: Andressa e Jessé

A final nacional irá acontecer nos dias 25 e 26 de outubro, em São Paulo, com a participação de 10 estados. A equipe vencedora representará o Brasil na Costa Rica, em novembro.

Todos os finalistas do Torneio Bancos em Ação no Distrito Federal


Saiba mais sobre a Junior Achievement DF clicando aqui!

Caio Abreu
Gestor de Programas - Ensino Médio
Junior Achievement Distrito Federal
55 (61) 3340-6127 55
Skype: caioabreu.
"Seja um voluntário da Junior Achievement-DF"

 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Aplicação do "Torneio Bancos em Ação" no Distrito Federal

Pelo sétimo ano consecutivo, a Junior Achievement do Distrito Federal participa do Torneio “Bancos em Ação”, que envolve estudantes do ensino médio, que são orientados por colaboradores voluntários do Citibank, patrocinador do torneio.

 Voluntários do Citibank que aplicaram o programa

Quase 3.000 alunos no Distrito Federal, desde 2004, já participaram do evento, que premia a equipe vencedora com uma viajem a São Paulo para participação na disputa nacional. O Distrito Federal tem se destacado, obtendo sempre boa classificação e este ano será representado por dois alunos do Setor Leste, cujo “banco” obteve o melhor lucro, dentre outras oito equipes concorrentes.

 Vonluntário do Citibank aplica o programa na sala de aula

Segundo a diretora, Ana Lúcia Moura, “é motivo de orgulho para a escola oferecer esta oportunidade aos seus alunos, além dos conhecimentos bancários para 607 participantes do 2º e 3º anos. Vamos ficar na expectativa de um bom desempenho dos nossos alunos em São Paulo.”

 Alguns dos vários alunos que receberam o programa "Bancos em Ação" no Distrito Federal

Veja todas as fotos da aplicação do programa no"Álbum Virtual